HOME FEEDBACK

Nenhum governo pode impedir a ‘revolução’ energética, diz Guterres em cúpula com Lula

António Guterres destaca a urgência de manter os compromissos climáticos em meio a uma nova onda de priorização das energias fósseis pelos EUA. A cúpula virtual, liderada por Lula, reúne líderes globais para discutir estratégias antes da COP30.

Nenhum governo pode parar a revolução da energia limpa, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quarta-feira (23).

O discurso ocorreu após uma cúpula virtual sobre o clima, onde Guterres destacou que “a ciência está do nosso lado e a economia mudou”.

A cúpula foi organizada em conjunto com Luiz Inácio Lula da Silva, que sediará a COP30 em novembro, em Belém do Pará.

Apesar de não citar países, suas palavras foram proferidas simultaneamente à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris e priorizar combustíveis fósseis.

O evento reuniu 17 líderes mundiais, incluindo Xi Jinping, Emmanuel Macron, Recep Tayyip Erdogan, William Ruto e Ursula von der Leyen.

Guterres enfatizou a necessidade de unidade diante das crises climáticas e afirmou: “o caminho para sair do inferno climático passa pelas energias renováveis”.

O planeta enfrenta seu terceiro ano consecutivo de temperaturas historicamente altas, com 2024 se tornando o ano mais quente já registrado.

Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan