Negociações entre EUA e China podem incluir compras de petróleo da Rússia e do Irã, diz Bessent
Negociações entre EUA e China devem abordar importações de petróleo russo e iraniano. Secretário do Tesouro sinaliza mudança de foco de questões comerciais para segurança nacional.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou que a próxima rodada de negociações entre EUA e China poderá abordar as compras chinesas de petróleo da Rússia e do Irã.
Durante entrevista ao canal CNBC, Bessent afirmou que as conversas com a China serão reiniciadas em um futuro “muito próximo” e que o foco pode mudar de questões comerciais para temas de segurança nacional.
Ele mencionou que a China é um grande comprador de petróleo iraniano e russo sancionado, sugerindo que esse tema pode ser discutido.
Quando questionado sobre novas sanções à Rússia, Bessent indicou que os EUA consideram aplicar tarifas secundárias de até 100% para países que adquirirem petróleo russo sancionado.
Bessent também apontou que o ex-presidente Trump está mudando a abordagem, e pediu que aliados europeus o acompanhem na aplicação dessas tarifas.
Recentemente, Trump ameaçou impor “tarifas muito severas” caso não haja acordo sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O secretário da OTAN, Mark Rutte, alertou que países como o Brasil podem ser impactados se as tarifas forem implementadas.