HOME FEEDBACK

Naufrágio na República Democrática do Congo mata ao menos 148, diz emissora

Tragédia no Congo: barco pego em chamas causa morte de 148 pessoas e centenas continuam desaparecidas. Buscas são realizadas com apoio da Cruz Vermelha e autoridades locais.

Tragédia no Congo: Ao menos 148 pessoas morreram após um barco pegar fogo e afundar no oeste da República Democrática do Congo, conforme reportado pela emissora Sky News nesta sexta-feira (18).

Cerca de 400 passageiros estavam a bordo da embarcação motorizada e de madeira, que se incendiou e naufragou no rio Congo perto da cidade de Mbandaka na terça-feira (15).

Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas. Dezenas foram salvas, muitas com queimaduras graves. As buscas pelos desaparecidos começaram na quarta-feira (16), contando com apoio da Cruz Vermelha e forças de segurança locais.

O barco HB Kongolo partiu do porto de Matankumu com destino a Bolomba. Aproximadamente 100 sobreviventes foram levados para um abrigo improvisado e os feridos para hospitais locais.

O incêndio começou na cozinha enquanto uma mulher cozinhava, e alguns passageiros morreram após pularem na água sem saber nadar, de acordo com a Associated Press.

Inicialmente, na quarta-feira, o balanço era de 50 mortes; porém, nesta sexta, subiu para 148 vítimas fatais.

Acidentes de barco são frequentes neste país, devido à falta de estradas. Embarcações de madeira são utilizadas para o transporte de pessoas e mercadorias, muitas vezes superlotadas.

No mês de dezembro, pelo menos 38 pessoas morreram em outro naufrágio. Em outubro, 78 pessoas perderam a vida em um acidente no lago Kivu.

Leia mais em folha