Não será surpresa se próximo papa for da África ou da Ásia, diz Cardeal Odilo Scherer
Dom Odilo destaca que a escolha do próximo papa pode refletir uma diversidade geográfica na Igreja, com candidaturas possíveis da África e Ásia. Ele ressalta que o novo pontífice não seguirá necessariamente o modelo de Francisco, mas manterá a essência dos ensinamentos católicos.
Dom Odilo, arcebispo de São Paulo, afirmou que não seria surpreendente a escolha de um cardeal africano ou asiático no próximo conclave para substituir o Papa Francisco.
Em entrevista na Catedral da Sé, ele declarou: "Não quer dizer que a Igreja voltou-se só para a África ou para a Ásia." O arcebispo elogiou as transformações do colégio de cardeais, que se tornou mais internacional nas últimas décadas.
Ele destacou que, independente do novo pontífice, a essência da Igreja permanece. "Ninguém espere que (o próximo Papa) seja um ’Francisco II’. Cada Papa terá seu próprio jeito e personalidade."
Dom Odilo também comentou sobre a classificação progressista ou conservadora do futuro Papa, afirmando que essa é uma preocupação externa. "A Igreja tem base no evangelho, que é tanto progressista quanto conservador."
Ainda não há data definida para o conclave, e os detalhes devem ser divulgados em breve.