HOME FEEDBACK

Não há risco relevante para a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional, afirma o BC

Banco Central destaca que o Sistema Financeiro Nacional apresenta solidez e resiliência, embora haja cautela no apetite ao risco. O financiamento à economia real se mantém em crescimento, mas com preocupações sobre a qualidade das contratações de crédito.

Banco Central (BC) afirma que não há risco relevante para a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A análise está no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, divulgado nesta terça-feira.

O BC destaca níveis de capitalização e liquidez confortáveis e provisões adequadas para perdas esperadas. Os testes de estresse demonstram a robustez do sistema bancário.

O financiamento à economia real continuou a acelerar, mas instituições mostraram cautela no apetite ao risco, segundo a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC).

Mesmo com o início da elevação da taxa de juros em setembro de 2024, o crédito às famílias acelerou em modalidades de menor risco. Contudo, houve uma leve piora na qualidade das contratações.

No crédito para empresas, os critérios de contratação não mudaram significativamente. O relatório cautela sobre a qualidade das concessões em face dos riscos financeiros das famílias e empresas.

Os testes de estresse indicam que, em um cenário de crise de confiança, um grupo “considerável” de bancos teria restrições para distribuir lucros. Mesmo assim, não haveria desenquadramentos relevantes nos cenários simulados.

Esse cenário mais rigoroso impactou instituições que representam mais de 40% do sistema, impondo restrições à distribuição de lucros.

Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO; serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.

Leia mais em valorinveste
BC