HOME FEEDBACK

“Não estou fugindo”, diz Marcos do Val em vídeo nos EUA

Senador defende sua viagem aos EUA e critica decisão do STF sobre seu passaporte. Marcos do Val afirma que não está fugindo e que sua saída foi informada às autoridades competentes.

Senador Marcos do Val (Podemos-ES) publicou um vídeo nesta sexta-feira (25.jul.2025) em Orlando (EUA), após deixar o Brasil com o passaporte apreendido por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal).

No vídeo, o senador declarou que não está “fugindo” e criticou o ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “violador da Constituição”.

Ele afirmou: “Se fosse o caso de suspender o passaporte, teria que primeiro passar por todo o processo legal.”

Marcos do Val partiu do Brasil por Manaus e chegou aos EUA na quarta-feira (23.jul). Em agosto de 2024, Moraes já havia determinado a apreensão do passaporte do senador.

O senador justificou a viagem, afirmando que está em recesso parlamentar e que avisou “todos os órgãos” sobre sua saída.

Ele usou o passaporte diplomático para entrar nos EUA e negou que tenha descumprido a decisão de Moraes. No vídeo, ele comentou: “Eu não tenho motivo para fugir, porque eu não respondo a nenhum processo.”

Marcos do Val é investigado por obstrução de Justiça após divulgar imagens do delegado da PF (Polícia Federal) Fábio Schor. A 1ª Turma do STF manteve o bloqueio do passaporte do senador em fevereiro de 2025.

Assista (2min34s):

Leia mais em poder360