HOME FEEDBACK

Não é só o iPhone: 78% dos laptops, 87% dos games e 77% dos brinquedos vendidos nos EUA vêm da China

A Apple busca mitigar os impactos das altas tarifas promovidas por Trump ao trazer iPhones fabricados na Índia para os EUA. As novas medidas do governo americano podem resultar em aumentos significativos nos preços de eletrônicos e outros produtos do dia a dia.

Apple adotou uma estratégia agressiva para evitar tarifas de Donald Trump ao fretar cinco aviões com iPhones fabricados na Índia. A ação visa trazer o máximo de dispositivos antes que a tarifa de 26% prometida entrasse em vigor.

Trump suspendeu tarifas por 90 dias para a maioria dos parceiros comerciais, exceto a China, onde a Apple produz mais de 70% de seus iPhones. As tarifas aplicadas à China são de 145%, fazendo com que os preços do iPhone nos EUA possam mais que dobrar.

O impacto se estende a outros itens: segundo o professor Wendong Zhang, 78% dos laptops, 87% dos consoles de videogame e 77% dos brinquedos vendidos nos EUA vêm da China. 73% dos smartphones também são chineses.

Além disso, Trump encerrará brechas na legislação que isentavam importações de pequeno valor, aumentando a taxa de imposto de 30% para 90% a partir de 2 de maio. Também haverá uma nova cobrança de US$ 75 por pacote, que passará para US$ 150 a partir de 1º de junho.

Leia mais em exame