HOME FEEDBACK

‘Não é melhor cenário para ninguém, e estamos no epicentro’, diz diretor da Nvidia sobre 'tarifaço'

Executivo da Nvidia alerta sobre as incertezas no setor de tecnologia devido à guerra tarifária e novas regulações de IA. Brasil pode enfrentar restrições na importação de GPUs, afetando todo o ecossistema tecnológico.

A guerra tarifária causada pelas ações protecionistas do presidente americano, Donald Trump, gera incertezas no setor de tecnologia, segundo Marcio Aguiar, diretor da Nvidia para a América Latina. Durante o Web Summit Rio, ele destacou que empresas de tecnologia estão no “epicentro” das instabilidades comerciais.

Aguiar afirmou que o cenário de incertezas não é positivo para ninguém e reiterou a expectativa sobre a manutenção das regras tarifárias.

Outro fator que gera preocupação é o prazo imposto pelo governo dos EUA para a implementação da lei de difusão de inteligência artificial, criada por Joe Biden. A lei estabelece restrições globais ao fluxo de chips de IA avançados, com prazo de 120 dias, terminando em 15 de maio.

Essa legislação classifica os países em três grupos, controlando a licença de compra de GPUs. O Brasil está no nível médio, podendo importar entre 1,7 mil e 50 mil GPUs anuais.

Aguiar alertou que, se houver restrições, todo o ecossistema de tecnologia será impactado, afetando não apenas fabricantes de chips, como a Nvidia, mas também as empresas de nuvem em grande escala, que dependem de GPUs para atender seus clientes.

“Não é o melhor cenário, mas esperamos que isso mude em breve”, concluiu Aguiar.

Leia mais em valoreconomico