Não é humilhação ligar para Trump, diz Ciro Nogueira a Lula
Ciro Nogueira pede a Lula que dialogue com Trump para reverter tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O senador destaca a necessidade de pragmatismo e união em defesa dos interesses nacionais.
Senador Ciro Nogueira (PP) pediu ao presidente Lula (PT) que ligue para Donald Trump para negociar a tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, que começa em 1º de agosto.
No X, Ciro criticou a “omissão” de Lula, afirmando que não é um ato de soberania, mas de “ideologia e jogo político”. Ele ressaltou que o momento exige “grandeza” do presidente brasileiro, afirmando: “não é humilhação ligar para o presidente dos EUA. É obrigação”.
Ciro mencionou que outros países conseguiram negociar tarifas por meio de *pragmatismo*. Ele disse que Lula deve fazer a tentativa, mesmo que não seja promissora, e alertou: “não cometa esse erro histórico”.
Os Estados Unidos já fecharam 7 acordos comerciais com países como Japão, Vietnã e Reino Unido. Trump conseguiu reduções em troca de investimentos nos setores norte-americanos, como a compra de US$ 750 bilhões em energia pela União Europeia.
No domingo, o Ministério do Desenvolvimento divulgou que o governo está aberto a negociar, mas ressaltou que a soberania do Brasil é “inegociável”.
Apesar de afirmar que busca negociações sem contaminação política, a retórica do governo Lula, incluindo ações do ministro Alexandre de Moraes, deteriorou o clima para um acordo. Lula não demonstrou interesse em uma reunião com Trump desde sua posse em janeiro, tornando o Brasil isolado das discussões com os EUA.