HOME FEEDBACK

Nadine Heredia é o novo Cesare Battisti, diz Moro

Sergio Moro critica o asilo concedido a Nadine Heredia, chamando-a de "primeira-dama corrupta". A ex-primeira-dama peruana e seu filho chegaram ao Brasil após serem condenados por lavagem de dinheiro.

Sergio Moro, senador e ex-juiz, fez declarações contundentes sobre Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, comparando-a ao “novo Cesare Battisti” em post em seu perfil no X (antigo Twitter).

Moro a chamou de “primeira-dama corrupta da Odebrecht” e criticou o presidente Lula por prejudicar a imagem do Brasil ao conceder asilo. Heredia, que chegou a Brasília em 16 de abril de 2025 com seu filho, recebeu asilo diplomático após ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha de 2011.

O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, também condenado no caso, havia sido um dos chefes envolvidos na Operação Lava Jato, da qual Moro foi juiz na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A menção a Cesare Battisti se refere à polêmica sobre seu asilo, negado pela presidência de Lula em 2010, após pedido de extradição da Itália por crimes de terrorismo.

A decisão sobre Heredia foi formalizada no dia 15 de abril com base na Convenção de Asilo Diplomático, de 1954. O governo peruano concedeu salvo-conduto para que ela e seu filho deixassem o país.

Humala e Heredia estão condenados, mas podem recorrer da sentença. Enquanto isso, o caso continua a evidenciar o envolvimento de ex-presidentes peruanos nas denúncias de corrupção da Odebrecht, que admitiu ter pagado propinas a políticos em troca de favores.

Leia mais em poder360