MST invade prédios do Incra em 22 Estados
MST realiza protestos em 22 estados para cobrar reformas agrárias durante a "Semana Camponesa". O movimento busca pressionar o governo através de pautas que incluem a criação de novos assentamentos e políticas de acesso ao crédito.
MST realiza ações em 22 Estados
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveu ações nas sedes do Incra em 22 Estados no dia 23. O objetivo é pressionar o governo pela reforma agrária.
No evento, o MST se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e discutiu pautas como:
- Criação e estruturação de novos assentamentos
- Acesso ao crédito
- Políticas para produção de alimentos saudáveis
- Moradia, educação e infraestrutura para famílias do campo
Em São Paulo, 300 militantes invadiram o Incra, questionando “Lula, cadê a reforma agrária?”. Ocupações foram registradas em diversos Estados, incluindo:
- Tocantins
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Paraná
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Paraíba
- Piauí
- Ceará
- Rio Grande do Norte
- Pernambuco
- Bahia
- Sergipe
- Alagoas
- Goiás
- Mato Grosso
- Distrito Federal
- Maranhão
- Pará
- Roraima
Esses atos fazem parte da “Semana Camponesa”, que se estende até 25. O MST divulgou uma carta cobrando avanços na reforma agrária, afirmando que “soberania nacional só é possível com soberania alimentar”.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário respondeu às críticas do MST, negando demora na regularização das terras. “A reforma agrária no Brasil retomou o ritmo dos dois primeiros governos do presidente Lula”, afirmou a pasta.
O MST reforça a soberania nacional como parte de sua agenda, destacando a Reforma Agrária Popular como fundamental para a soberania alimentar e justiça social.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório