Mounjaro chegará às farmácias em maio no Brasil com preços abaixo do estimado
O Mounjaro, novo tratamento para diabetes tipo 2 da Eli Lilly, chega ao Brasil em maio com preços que variam conforme programas de desconto. O medicamento será importado da Europa e ainda aguarda aprovação para uso na perda de peso.
Eli Lilly antecipou a chegada do Mounjaro ao Brasil para a primeira quinzena de maio, com preços de uma caixa com quatro canetas divulgados.
Existem duas tabelas de valores:
- Programa de Descontos "Lilly Melhor para Você": preços reduzidos para pacientes cadastrados.
- Varejo: preços mais altos para compras fora do programa.
Os preços incluem um ICMS de 18% em São Paulo; em estados com alíquota de 12%, os valores serão menores.
O Mounjaro terá apenas duas dosagens no Brasil: 2,5 mg e 5 mg. O preço médio é próximo da faixa de R$ 1.700 negociada com farmácias.
A importação do produto será da Europa, e não dos EUA, como especulado.
A chegada do medicamento foi antecipada após a Anvisa exigir prescrição médica para a venda de produtos como Mounjaro e Ozempic, que também são utilizados para emagrecimento.
A Lilly aguarda aprovação da Anvisa para incluir a indicação de perda de peso na bula do Mounjaro.
As farmácias estão enfrentando problemas de segurança, com assaltos visando o estoque desses medicamentos de alto valor devido ao comércio ilegal.
Felipe Borges dos Reis, diretor da Lilly, afirmou que não há planos de fabricar o Mounjaro no Brasil no curto e médio prazo, mas a empresa investe mais de R$ 250 milhões em pesquisas clínicas no país.
A Lilly programou cinco lançamentos no Brasil em quatro áreas até 2025.