Motta pauta urgência para mudar número de deputados e marco das concessões
Câmara dos Deputados pode aprovar mudança no número de cadeiras e novas regras para concessões e PPPs. A urgência nas votações é impulsionada por prazos estabelecidos pelo STF e pela necessidade de atualizar a representação dos Estados.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, incluiu na pauta do plenário de segunda-feira (5) um requerimento de urgência para a alteração do número de deputados e o marco das concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
A urgência para a mudança no número de deputados se deve ao prazo até 30 de junho deste ano, estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para a revisão das cadeiras em relação à população de cada Estado.
Se aprovado, o projeto que veda a redução das 513 cadeiras na Câmara tramitará com agilidade. A proposta amplia o número de deputados para atualizar a representação dos Estados, com relatoria do deputado Damião Feliciano (União-PB).
O marco das concessões será relatado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), visando facilitar contratos de concessão e novas regras para as licitações.
Outros projetos na pauta incluem:
- Incentivos para a produção de itens de saúde;
- Novas regras para a destinação de recursos de multas de trânsito;
- Medidas contra o tráfico de animais silvestres;
- Criação de funções comissionadas do STF.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório