HOME FEEDBACK

Motta defende uso da lei de reciprocidade contra os EUA

Motta destaca a importância da Lei de Reciprocidade para proteger a indústria brasileira de medidas protecionistas. A legislação permite ao Brasil responder a práticas comerciais discriminatórias, especialmente em relação à tarifa imposta pelos EUA.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e membro do Republicanos-PB, anunciou a Lei de Reciprocidade Econômica como uma "resposta serena, mas firme" do Brasil a medidas comerciais unilaterais e intromissões em assuntos internos.

A declaração foi feita na 6ª Conferência Mundial de Parlamentares, em Genebra, que ocorre até 31 de julho.

Motta afirmou que a lei proporciona ferramentas adequadas para enfrentar práticas discriminatórias contra produtos brasileiros.

Assinada por Luiz Inácio Lula da Silva em 14 de julho, a lei permite a suspensão de concessões comerciais e investimentos em resposta a medidas unilaterais que afetam a competitividade internacional.

A iniciativa surge em razão da tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto. O Brasil busca negociar uma solução com oficiais dos EUA.

Leia mais em poder360