Moraes vai a jogo do Corinthians, sorri e faz gesto obsceno em dia de sanção dos EUA
Ministro do STF ignora sanções dos EUA e celebra vitória do Corinthians em clássico na Copa do Brasil. Alexandre de Moraes, alvo da Lei Magnitsky, é visto sorridente no estádio enquanto acompanha o jogo.
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi alvo da Lei Magnitsky dos EUA, sanção que impõe restrições financeiras. Horas após o anúncio, assistiu ao clássico entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo.
Moraes estava acompanhado da esposa e, após ser abordado, respondeu “vai Corinthians”. Ele se acomodou em um camarote e não houve alvoroço durante sua presença. Em uma ocasião anterior, havia assistido à final do Campeonato Paulista na mesma arena.
O narrador Galvão Bueno, durante a transmissão, comentou sobre a presença de Moraes, ressaltando seu direito de estar no estádio como torcedor, apesar do contexto político.
A sanção do governo americano bloqueia contas bancárias e impede o acesso de Moraes ao sistema financeiro dos EUA, além de proibir sua entrada no país. Seu visto e o de outros sete membros do STF já haviam sido suspensos na semana anterior.
Essa é a primeira vez que uma autoridade de um país democrático é punida pela Lei Magnitsky, que anteriormente focava em violadores de direitos humanos de regimes autoritários e criminosos.