HOME FEEDBACK

Moraes pode decidir nesta 4ª se Bolsonaro descumpriu medidas

Ministro do STF analisará defesa de Bolsonaro sobre descumprimento de medidas cautelares. Decisão pode resultar em novas sanções ou até prisão preventiva do ex-presidente.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, pode decidir nesta 4ª feira (23.jul.2025) sobre as explicações da defesa de Jair Bolsonaro (PL) quanto ao possível descumprimento de medidas cautelares.

A decisão de Moraes veio após vídeos onde Bolsonaro exibe a tornozeleira eletrônica e faz declarações a jornalistas, apesar da proibição de uso das redes sociais imposta pelo STF.

Desde 6ª feira (18.jul), Bolsonaro é réu em um processo que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022 e está sujeito a restrições, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica. As medidas foram determinadas por Moraes em um inquérito que envolve a atuação de Eduardo Bolsonaro para pressionar autoridades dos EUA.

  • Tornozeleira eletrônica
  • Proibição de usar redes sociais

A defesa de Bolsonaro argumenta que ele não publicou o vídeo e pediu que Moraes esclareça se entrevistas podem ser consideradas descumprimento da ordem judicial. Eles defendem que o ex-presidente “não pode ser punido por atos de terceiros”.

Moraes pode encaminhar o caso à PGR ou decidir diretamente, podendo manter as atuais medidas, impor novas sanções ou até decretar a prisão preventiva de Bolsonaro, caso identifique violação.

Leia mais em poder360