Moraes manda devolver passaporte do “gênio de Uberlândia”
STF revoga restrições e devolve passaporte de Eder Lindsay Magalhães Balbino. Empresário, que participava de estudos sobre urnas eletrônicas, não foi indiciado pela Polícia Federal.
Ministro do STF revoga medidas contra empresário
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou na 4ª feira (2.abr.2025) a devolução do passaporte do empresário Eder Lindsay Magalhães Balbino e revogou 3 medidas cautelares impostas a ele, além de ordenar a restituição dos bens apreendidos.
Eder ficou conhecido como “gênio de Uberlândia” ao ser mencionado pelo presidente do PL ao questionar o funcionamento das urnas eletrônicas. No despacho, Moraes afirmou que não há mais fundamentos jurídicos para a manutenção das restrições, já que Eder não foi indiciado pela PF nem denunciado pela PGR.
As cautelares foram determinadas em 26 de janeiro e 7 de março de 2024, que proibiam Eder de diversas ações. A defesa argumentou que, devido à ausência de indiciamento, não havia interesse na manutenção das medidas.
Contexto: Estudo Contra Urnas
Eder foi apontado como um dos responsáveis pelo estudo do PL, partido de Jair Bolsonaro, que questionava a confiabilidade das urnas eletrônicas durante a investigação da PF sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022.