HOME FEEDBACK

Moraes manda apurar insider trading ligado ao tarifaço

Ministro do STF autoriza investigação da Polícia Federal sobre transações suspeitas de insider trading envolvendo a compra e venda de dólares. O inquérito se dá após movimentações atípicas relacionadas a sanções comerciais dos EUA ao Brasil.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a abertura de inquérito pela PF para investigar suspeitas de insider trading.

A decisão foi tomada em 21.jul.2025, após pedido da AGU, que identificou transações atípicas horas antes do anúncio de tarifas de 50% pelos EUA ao Brasil.

No dia 9 de julho, Donald Trump enviou carta ao presidente Lula informando sobre o novo "tarifaço". O motivo foi o julgamento de Bolsonaro no STF, classificado por Trump como uma “caça às bruxas”.

O gestor da Toulou Capital, Spencer Hakimian, relatou lucros de até 50% em menos de 3 horas a partir de movimentações bilionárias que aconteceram antes e após o anúncio de Trump.

A AGU solicitou ainda que a PGR e a CVM tomem providências criminais e administrativas.

As condutas podem infringir o artigo 27-D da Lei 6.385/76, que trata do uso indevido de informação não divulgada ao mercado.

O inquérito é sigiloso e está vinculado a outra investigação de Moraes relacionada ao deputado Eduardo Bolsonaro, acusado de articular pressão para anular a ação penal contra seu pai, Jair Bolsonaro.

Leia mais em poder360