HOME FEEDBACK

Moraes é 'coração' da 'censura' contra Bolsonaro, afirma subsecretário do governo Trump

Subsecretário americano critica Alexandre de Moraes, apontando sua atuação como central na "perseguição" a Jair Bolsonaro. Comentários foram feitos em meio a medidas cautelares impostas ao ex-presidente pelo ministro do STF.

Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, destacou que Alexandre de Moraes, ministro do STF, é o "coração pulsante" da perseguição e censura ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A declaração foi feita em uma postagem na rede social X e republicada pela Embaixada dos EUA no Brasil. Beattie mencionou a resposta do governo Trump à situação:

  • "O Juiz Moraes é o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro..."

De Moraes é o relator de investigações e da ação penal que envolve Bolsonaro e seus associados. O ex-presidente enfrenta acusações como:

  • liderar organização criminosa armada;
  • tentar a abolição violenta do Estado Democrático;
  • golpe de Estado;
  • dano ao patrimônio da União;
  • deterioração de patrimônio tombado.

Medidas cautelares impostas por Moraes incluem uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de publicações em redes sociais.

Além disso, Moraes exigiu explicações da defesa de Bolsonaro devido a um vídeo postado por Eduardo Bolsonaro, que mostrava a tornozeleira e a chamava de "símbolo da máxima humilhação". Após os esclarecimentos, Moraes considerou a postagem como uma "irregularidade isolada" sem efeito para a prisão preventiva de Jair.

Leia mais em bbc