Moraes determina cela especial para Collor em Maceió
Ex-presidente Fernando Collor é preso e enviado a presídio em Maceió após decisão do STF. A Justiça determinou que ele cumpra pena em ala especial devido à sua condição de ex-presidente e problemas de saúde alegados pela defesa.
STF determina prisão de Fernando Collor
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu que o ex-presidente Fernando Collor (1990-1992) deve ser enviado ao presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL), em regime fechado.
Collor deverá cumprir a pena na ala especial, em cela individual, devido à sua condição de ex-presidente.
Ele foi preso na madrugada e passou por audiência de custódia na manhã seguinte, após ser intimado em sua residência.
Moraes determinou que a direção da unidade prisional informe em até 24 horas se há condições de atender às necessidades de saúde de Collor, que apresenta Parkinson, apneia do sono e transtorno afetivo bipolar.
No dia anterior, Moraes havia decretado a prisão imediata após rejeitar recurso da defesa, que buscava revisar a pena de 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção no caso da BR Distribuidora.
A decisão de Moraes é imediata e continuará válida até o resultado final do julgamento. Os ministros podem antecipar votos até o fim do dia, com a decisão final cabendo ao plenário físico.
Antes do pedido de destaque, Moraes votou para manter a prisão de Collor, sendo acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Edson Fachin e Roberto Barroso.