HOME FEEDBACK

Moraes autoriza prisão domiciliar para envolvida no 8 de janeiro

Ministro do STF concede prisão domiciliar a estudante envolvida em atos de 8 de janeiro. Eliane Amorim deverá usar tornozeleira eletrônica e respeitar restrições enquanto aguarda julgamento em casa.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede prisão domiciliar à estudante Eliane Amorim, após ser presa em 17 de janeiro devido aos atos de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos 3 Poderes.

A decisão foi assinada na quinta-feira (3.abr.2025) e permite que Eliane aguarde o julgamento em casa, utilizando tornozeleira eletrônica. O STF receberá relatórios semanais da central de monitoramento do Maranhão sobre o uso do equipamento.

Eliane foi citada por líderes políticos, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, que pediram anistia para os presos pelos eventos de 8 de janeiro. Ela enfrenta acusações de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado e uso de substância inflamável.

Atualmente, está presa no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), e só poderá sair após a instalação da tornozeleira. A defesa, liderada pelo advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior, incluiu restrições: Eliane não pode acessar redes sociais ou contatar outros investigados.

O ex-presidente Bolsonaro celebrou a decisão de Moraes, afirmando que é “uma vitória” e que “a pressão do povo funciona”.

Leia mais em poder360