“Momento mais difícil na história do Brasil”, diz José Dirceu
José Dirceu alerta sobre ameaças à democracia e compara situação atual do Brasil à 2ª Guerra Mundial. Ele enfatiza a importância de defender o país contra a extrema-direita e as consequências do tarifaço dos Estados Unidos.
Ex-ministro José Dirceu afirmou que o Brasil enfrenta um momento crítico, comparando a situação política atual à 2ª Guerra Mundial. Em live sobre “É hora de defender o Brasil”, ele destacou a importância de defender a democracia.
Além de Dirceu, Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Edinho Silva participaram do evento. Dirceu mencionou que a ameaça fascista da extrema-direita é similar ao contexto histórico do passado, quando o Brasil se aliou aos Aliados.
Dirceu enfatizou que o que está em jogo é a democracia, a economia, a cultura e a soberania do país. Ele citou eventos como o assalto ao Capitólio nos EUA e as ameaças à vida de Lula e Alckmin no Brasil.
O ex-ministro apontou uma conspiração por membros da família Bolsonaro e criticou as medidas tarifárias dos EUA, afirmando que atacam a democracia brasileira. A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e entrará em vigor em 1º de agosto.
Após o anúncio, Alexandre de Moraes, do STF, impôs tornozeleira eletrônica a Jair Bolsonaro como medida cautelar. O ex-presidente enfrenta buscas da Polícia Federal e afirmou que está sendo alvo de perseguição.
O governo brasileiro expressou indignação em carta aos EUA e realizou reuniões para tentar reverter o tarifaço, mas as negociações aparentam estar sem sucesso, aumentando a irritação na Casa Branca.