HOME FEEDBACK

Missa fúnebre de Francisco tem apelos a paz e defesa de migrantes

Funeral do papa Francisco atrai multidão em celebração com fortes apelos pela paz. Líderes mundiais e milhares de fiéis prestam suas últimas homenagens ao pontífice na Praça de São Pedro.

Missa do funeral do Papa Francisco foi celebrada na manhã deste sábado (26), na praça de São Pedro, cinco dias após sua morte. A cerimônia durou cerca de duas horas e começou pouco após as 5h (Brasília).

O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduziu a missa e fez um apelo à paz, ressaltando o papel do papa argentino em defesa dos imigrantes. Diante dos presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e dos Estados Unidos, Donald Trump, o cardeal disse: "A guerra é somente morte de pessoas, destruição de casas".

Zelenski e Trump tiveram uma conversa "muito produtiva" sobre a Guerra da Ucrânia. Presentes, estavam cerca de 50 chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e monarcas da Espanha, Bélgica e Dinamarca.

O público começou a chegar por volta das 0h30 (Brasília), com 50 mil pessoas na praça e 100 mil na rua da Conciliação. Ao todo, 250 mil pessoas compareceram ao velório na basílica durante três dias.

Durante a cerimônia, os cardeais se posicionaram à esquerda do altar, e a primeira-ministra da Itália e o presidente da Argentina estavam entre as autoridades presentes. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), e outros líderes marcantes.

O ex-presidente Joe Biden chegou de forma privada antes da cerimônia. O caixão do papa saiu da basílica após as 5h07, sendo disposto em um local sagrado e, cerca de duas horas depois, retornou à basílica. O corpo será levado à Basílica de Santa Maria Maior para um sepultamento fechado ao público.

Ao final, Re lembrou o pedido do papa para que os fiéis rezassem por ele, encerrando com aplausos.

Leia mais em folha