Ministro paraense garante COP30 em Belém mesmo com impasse de hotéis
Ministro garante que Belém sediará a COP30, apesar das críticas aos preços abusivos dos hotéis. A questão será discutida em reuniões futuras para garantir soluções para o evento internacional.
Belém será sede da COP30, segundo o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), que confirmou a decisão apesar das críticas aos preços abusivos dos hotéis da cidade.
Em entrevista no Palácio do Planalto, Jader Filho afirmou que o governo buscará soluções para o impasse da hotelaria, ressaltando a importância de mostrar a realidade amazônica ao mundo.
No entanto, Belém enfrenta problemas de hospedagem: inicialmente, havia poucos quartos, mas agora os preços estão até 10 vezes acima do normal, o que gerou reclamações de alguns países na ONU.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, destacou que países manifestaram preocupação com os preços, que são até três vezes superiores ao normal em edições anteriores. Ele afirmou que o diálogo com a rede hoteleira é o caminho, já que a legislação brasileira não permite limitar tarifas.
A Secretaria Extraordinária da COP30 informou que está em diálogo com a ONU e elaborou um plano de acomodação com 2.500 quartos individuais, com tarifas que variam de US$ 100 a US$ 600.
Uma nova reunião está agendada para 11 de agosto, para discutir temas essenciais como hospedagem, transporte, segurança e alimentação para o evento, previsto para novembro deste ano.