Ministro negocia com chineses expansão de investimentos na cadeia do lítio e baterias da BYD no país
Reunião em Shenzhen marca novos investimentos da BYD no Brasil para produção de baterias e exploração de lítio. Ministro Silveira destaca a importância da parceria com a gigante chinesa em meio à crescente demanda por energias renováveis.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com Oscar Su, vice-presidente da BYD, para discutir investimentos em baterias e na cadeia de lítio no Brasil.
O encontro aconteceu em Shenzhen, no contexto da guerra comercial entre os EUA e a China. Silveira pretende atrair aportes para o setor elétrico brasileiro.
O ministro afirmou que a BYD quer expandir sua atuação e investir na exploração de minerais estratégicos e na produção de baterias no Brasil.
"Eles fizeram um compromisso de investir na cadeia mineral do Brasil", disse Silveira, destacando o potencial de parcerias com empresas locais.
A visita ao país asiático também antecede a viagem do presidente Lula, programada para o mês que vem, onde será assinado um memorando de entendimento sobre a parceria.
A BYD, além de carros elétricos, é líder em sistemas de armazenamento de energia. O governo brasileiro planeja o primeiro leilão de baterias no segundo semestre deste ano, atraindo o interesse da empresa.
Desde 2014, a BYD expandiu sua presença no Brasil, com sete fábricas. Em 2023, iniciou a construção do Complexo de Camaçari, a maior unidade fora da Ásia.