Ministro da AGU rebate crítica de governadores de direita sobre o 'tarifaço' dos EUA
Ministro da AGU defende ações do governo contra tarifas americanas e critica governadores de direita. Jorge Messias afirma que os problemas econômicos são consequências da gestão Bolsonaro, enquanto Lula busca proteger a economia nacional.
Ministro da AGU defende negociações do governo Lula
O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, usou suas redes sociais para apoiar as tratativas do governo Lula e responder a críticas de governadores de direita sobre o tarifaço anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Messias afirmou que os críticos "fingem ignorar" a responsabilidade das sanções econômicas pela família Bolsonaro. Ele ressaltou que o governo federal está "trabalhando para impedir essa crise" e proteger a economia brasileira.
Lula criou um comitê para lidar com a questão, mas afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin tem encontrado dificuldades para se comunicar com autoridades americanas.
A carta de Trump ao Brasil revelava um teor político, mencionando que o julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal seria uma "vergonha internacional" e justificando a sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros.
Durante um evento da corretora XP Investimentos, os governadores Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior criticaram a postura do governo e defenderam a necessidade de diálogo com os Estados Unidos. Ratinho Júnior afirmou: "Alguém tem de sentar e conversar com os Estados Unidos".
Os governadores expressaram preocupação com a falta de consulta por parte do governo federal sobre como responder ao tarifaço. Caiado disparou contra a abordagem de Lula, sugerindo que ele não estava preparado para governar o país.