Minério sobe por demanda sazonal e esperanças de conversas entre EUA e China
Contratos futuros do minério de ferro alcançam maior preço em quase três semanas. O otimismo nas negociações comerciais entre EUA e China impulsiona a demanda e pressiona os estoques.
Cingapura (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian subiram nesta terça-feira, atingindo uma máxima em quase três semanas.
O aumento é sustentado por esperanças de negociações comerciais entre os EUA e a China e pela demanda sazonal pelo ingredientede fabricação de aço.
O contrato mais negociado para setembro subiu 2,11%, fechando a 727,5 iuanes (US$99,73) a tonelada. Os preços atingiram 731 iuanes, o maior valor desde 3 de abril.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para maio avançava 1,61%, a US$100,2 a tonelada.
A produção de aço na China continua em crescimento, com a demanda por materiais de construção se recuperando, segundo a corretora Galaxy Futures.
“O aumento das compras por parte das usinas e a redução das importações esgotaram os estoques de minério de ferro”, afirmou a ANZ.
Os estoques de produtos de aço-carbono das usinas siderúrgicas caíram 5% na semana até 17 de abril, devido à demanda doméstica.
Apesar das melhorias nos indicadores imobiliários da China, as perspectivas de recuperação significativa parecem fracas, acrescentou a ANZ.
As esperanças de uma diminuição das tensões comerciais também impulsionaram o sentimento de mercado.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, comentou que acredita na redução das tensões comerciais, mas que o trabalho ainda não começou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou otimismo sobre a possibilidade de progressos nas negociações com a China.