HOME FEEDBACK

Minério oscila conforme traders avaliam tarifa de aço da Índia e demanda da China

Investidores reagem a novas tarifas de aço da Índia e avaliam impacto na demanda chinesa por minério. Apesar das preocupações, os estoques de minério de ferro nos portos da China continuam a cair.

Os preços futuros do minério de ferro em Cingapura foram negociados dentro de uma faixa estreita nesta terça-feira, enquanto investidores avaliavam novas tarifas temporárias sobre produtos de aço chineses e a demanda de minério da China.

O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 0,21%, atingindo 711 iuanes (US$97,26) a tonelada. Já o minério de ferro de maio em Cingapura caiu 0,87%, para US$98,5 a tonelada.

Preocupações com as tarifas temporárias, como a taxa de salvaguarda de 12% imposta pela Índia sobre algumas importações de aço, estão impactando as exportações de aço e as perspectivas de demanda por minério de ferro.

Além disso, Pequim acusou Washington de abusar das tarifas e advertiu os países a não realizarem acordos econômicos que prejudiquem o comércio com os EUA.

A produção de aço na China cresceu 4,6%, alcançando 93 milhões de toneladas em março, apesar das tentativas do governo para reduzir a capacidade, segundo a ANZ.

Os estoques de minério de ferro nos portos da China caíram 2,39% em relação à semana anterior, totalizando 134,6 milhões de toneladas em 18 de abril, de acordo com dados da Steelhome.

Do lado da oferta, volumes de embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil subiram 0,1% em relação à semana anterior, conforme informações da consultoria Mysteel.

Leia mais em infomoney