HOME FEEDBACK

Militares israelenses atacam alvos Houthi no porto de Hodeidah, no Iêmen

Israel intensifica ofensiva militar contra houthis no Iêmen, visando alvos relacionados a ataques no Mar Vermelho. O exército afirma combater a infraestrutura terrorista e proteger embarcações de possíveis ataques.

Israel ataca alvos houthis no Iêmen

O exército de Israel realizou um ataque nesta segunda-feira (21) a alvos do grupo houthi no porto de Hodeidah. Esta ação é parte da principal ofensiva contra os houthis, apoiados pelo Irã, que têm atacado embarcações com destino a Israel no Mar Vermelho.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou que o exército está "combatendo com força qualquer tentativa de restaurar a infraestrutura terrorista anteriormente atacada".

A emissora Al Masirah, dos houthis, informou que diversos ataques ao porto estavam em andamento, sem detalhar as ações.

O porta-voz militar israelense afirmou que o porto é usado principalmente para transferir armas do regime iraniano, que os houthis utilizam para realizar ataques terroristas contra Israel e seus aliados.

Em julho, os houthis reivindicaram um ataque ao navio grego Eternity C, que ocasionou a morte de quatro das 25 pessoas a bordo.

Desde o início da guerra de Israel contra o Hamas, em outubro de 2023, os houthis têm realizado ataques no Mar Vermelho em apoio aos palestinos.

Em maio, os EUA anunciaram um acordo com os houthis para interromper bombardeios em troca do fim dos ataques a embarcações. No entanto, os houthis afirmaram que o acordo não incluía Israel.

Leia mais em valoreconomico