HOME FEEDBACK

Milhares se reúnem em Paris por Le Pen, que diz se inspirar em Luther King

Marine Le Pen se declara inspirada por Martin Luther King em meio a condenação que a impede de concorrer nas próximas eleições. Líder da Reunião Nacional promete uma luta pacífica pelos direitos civis frente à inabilitação política.

Marine Le Pen, líder da ultradireita na França, se inspira em Martin Luther King Jr. para enfrentar sua inabilitação política de cinco anos.

A pré-candidata à Presidência foi condenada por desvio de fundos do Parlamento Europeu para o partido Reunião Nacional (RN), o que a impede de concorrer a cargos públicos até 2028.

Se não reverter a decisão judicial, Le Pen ficará fora das eleições de 2027, representando um severo revés em sua trajetória política desde a derrota para Emmanuel Macron em 2017.

Em discurso para milhares de apoiadores na Place Vauban, Paris, afirmou: "A nossa luta é também uma luta pelos direitos civis... pretendemos convidar todos os franceses amantes da liberdade a se juntarem a nós numa resistência pacífica, democrática, popular e patriótica."

Embora não tenha havido estimativa da polícia sobre o número de manifestantes, organizadores disseram que cerca de 15 mil pessoas estavam presentes.

Participantes como a aposentada Marie-Claude Bonnefont, de 79 anos, e a estudante Typhaine Quere criticaram a decisão judicial, questionando a imparcialidade dos juízes.

Leia mais em folha