HOME FEEDBACK

Milhares de pessoas saem às ruas nos EUA, em mais uma onda de protestos contra Trump

Manifestantes exigem mudança em relação à política de Trump e à defesa da democracia durante protestos em várias cidades. A resistência se destaca especialmente nas questões de imigração, ciência e direitos humanos.

Milhares de manifestantes se reuniram em cidades dos EUA neste sábado, 19, em protesto contra o presidente Donald Trump.

No Nova York, manifestantes de diversas idades se concentraram em frente à Biblioteca Pública, perto da Trump Tower, com cartazes contra os ataques de Trump às instituições democráticas e à independência judicial. A crítica à política de deportações de imigrantes foi uma das mais destacadas.

Kathy Valyi, de 73 anos, afirmou: “A democracia está em grande perigo.”

Em Washington, os protestantes se mostraram preocupados com a ameaça de Trump às normas constitucionais, como o direito ao devido processo legal. Benjamin Douglas, de 41 anos, disse que o governo faz um ataque ao Estado de direito.

Na Costa Oeste, em São Francisco, centenas protestaram com as palavras “IMPEACH + REMOVE”.

Daniella Butler, estudante de imunologia, trouxe à tona o financiamento da ciência e saúde pelo governo, criticando a disseminação de informações falsas sobre vacinas.

Em Galveston, Texas, houve uma pequena manifestação de cidadãos anti-Trump, com a escritora Patsy Oliver, de 63 anos, afirmando: “Já perdemos demais.”

Alguns em Nova York também pediram a libertação de Mahmoud Khalil, um estudante palestino detido, e de Kilmer Abrego Garcia, deportado para El Salvador.

O grupo organizador, 50501, convocou cerca de 400 manifestações, embora o comparecimento tenha sido menor que em abril.

Leia mais em estadao