HOME FEEDBACK

Milhares de manifestantes protestam contra políticas de Trump nos EUA

Manifestações nos EUA refletem descontentamento com a administração de Donald Trump, incluindo a deportação de Kilmar Ábrego García. Protestos pacíficos reuniram cidadãos em várias cidades, destacando questões de liberdade e insatisfação com medidas governamentais.

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades dos Estados Unidos no último sábado (19/04), contra ações do presidente Donald Trump.

Conhecidas como "50501", as manifestações reuniram 50 protestos, 50 estados, 1 movimento, marcando o 250º aniversário da Guerra Revolucionária Americana.

No Centro de Washington, manifestantes expressaram insatisfações, incluindo a deportação de Kilmar Ábrego García para El Salvador, considerada um erro. Enquanto isso, protestos estão se tornando cada vez mais comuns nos EUA, refletindo uma possível queda na popularidade de Trump.

As manifestações do sábado abordaram decisões governamentais, incluindo cortes de empregos e gastos públicos. Em frente à Casa Branca, Gihad Elgendy criticou a deportação: "Trump poderia facilmente pressionar El Salvador para trazê-lo de volta".

Embora a maioria dos protestos tenha sido pacífica, houve incidentes isolados, como um confrontamento entre um apoiador de Trump e manifestantes.

Em Massachusetts, os protestos 50501 lembraram as batalhas de Lexington e Concord, onde cartazes com mensagens de "Sem reis" foram exibidos. Thomas Bassford afirmou: "Vivemos um momento muito perigoso para a liberdade na América".

Na Flórida, uma mulher protestou com um cartaz: "Sem reis, sem oligarcas — paguem seus impostos".

Segundo pesquisa do Gallup, 45% dos eleitores aprovam Trump atualmente, embora sua popularidade esteja abaixo da média histórica de 60%. A aprovação para sua atuação econômica caiu de 42% para 37%.

Recentemente, houve uma onda nacional de oposição a Trump, com protestos em 1.200 localidades que ultrapassaram os de sábado.

Leia mais em bbc