Milei diz que dolarização da Argentina 'é como uma pizza'
Javier Milei detalha seu plano de dolarização da economia argentina, comparando-o a diferentes opções de pizza. O presidente destaca a flexibilidade do processo, enquanto o mercado reage positivamente a novas medidas cambiais.
Entrevista do presidente da Argentina, Javier Milei, dura mais de quatro horas e é exibida em um canal do YouTube.
Durante a entrevista, Milei discute seus planos para dolarizar a economia, uma de suas promessas de campanha. Ele compara o processo a uma pizza, mencionando diferentes “modelos” de dolarização, como presunto e queijo, mussarela, abacaxi e peperoni.
Milei prometeu que a Argentina abandonaria o peso e permitiria o uso de qualquer moeda nas transações financeiras. Isso facilitaria a dolarização da economia.
Desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2023, ele ainda não definiu uma data para essa transição. Porém, no dia 14, deu um passo significativo ao adotar um câmbio de flutuação controlada, entre 1.000 e 1.400 pesos, o que foi bem recebido pelo mercado.
Além disso, foram removidas restrições para que pessoas físicas comprem dólares, embora algumas limitações para empresas ainda permaneçam.