Michelle comemora voto de Fux contra medidas a Bolsonaro
Michelle Bolsonaro apoia voto divergente de Luiz Fux, mas a maioria mantém restrições ao ex-presidente. Em meio a polêmicas sobre liberdade de expressão e medidas cautelares, o STF indica riscos na atuação de Bolsonaro.
Michelle Bolsonaro comemorou, em 22.jul.2025, o voto do ministro do STF Luiz Fux contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar disso, o placar final foi de 4 a 1 pela continuidade das restrições.
“Fux está sendo um facho de ‘lux’ no STF?!”, postou Michelle no Instagram.
Na segunda-feira (21.jul), Fux divergiu dos colegas sobre o uso da tornozeleira eletrônica e restrições, alegando que a Polícia Federal e a PGR não trouxeram provas novas sobre tentativas de fuga do ex-presidente. Ele também defendeu que proibir Bolsonaro de usar redes sociais viola sua liberdade de expressão.
As medidas foram infligidas pelo ministro Moraes, no âmbito de um inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em pressões contra o STF durante o governo Trump.
Moraes argumentou que Bolsonaro utilizou redes sociais para apoiar ações estrangeiras contra o STF e condicionou o fim das sanções a uma anistia penal a seu favor. Ele destacou que as ações de Bolsonaro demonstram uma tentativa de obstrução da Justiça e afirmou haver um risco concreto de continuidade das práticas criminosas e de fuga.
“A situação descrita revela necessidade urgente de novas medidas cautelares”, concluiu Moraes.