Meta usará dados públicos de usuários na União Europeia para treinar seus modelos de IA
Meta anuncia treinamento de IA com dados de usuários europeus, permitindo que eles optem por não participar. A empresa ressalta que a nova política respeitará a privacidade de menores de 18 anos e mensagens privadas.
A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, treinará modelos de inteligência artificial (IA) a partir do conteúdo público dos usuários europeus.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira. Os usuários europeus das plataformas (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) receberão uma notificação nos próximos dias sobre a nova política, incluindo um link para um formulário caso optem por não participar.
A empresa afirmou: "Indivíduos baseados na União Europeia que usam nossas plataformas podem optar por se opor ao uso de seus dados para fins de treinamento".
A Meta treinará sua IA em publicações e comentários de usuários públicos, além de interações com o Meta AI, o chatbot disponível na UE desde março.
Importante: a mudança não se aplica a menores de 18 anos nem a mensagens privadas entre usuários adultos.
O lançamento do Meta AI na UE atrasou por mais de um ano devido a normas europeias sobre novas tecnologias, como o regulamento geral sobre a proteção de dados (RGPD).
A decisão do Comitê Europeu de Proteção de Dados, em dezembro, sustentou que "o interesse legítimo" poderia ser uma base legal para o desenvolvimento de IA na União Europeia.