Meta lança Llama 4, novo modelo de IA com capacidade multimodal
Llama 4 da Meta traz avanços significativos em processamento multimodal. A empresa aposta em suas novas variantes para alavancar a competitividade no mercado de inteligência artificial.
A Meta Platforms lançou no sábado (5.abr.2025) seu mais recente modelo de linguagem, o Llama 4.
Essa versão inclui duas variantes:
- Llama 4 Scout
- Llama 4 Maverick
Ambas se destacam por sua capacidade multimodal, processando e integrando dados como texto, vídeo, imagens e áudio. A empresa afirma que são "uns dos LLMs mais inteligentes e poderosos até o momento".
No entanto, na 6ª feira (4.abr), o site The Information informou que o lançamento foi adiado por não atender às expectativas da Meta em benchmarks técnicos, especialmente em raciocínio e matemática.
A Meta também expressou preocupações sobre a capacidade do Llama 4 em conduzir conversas de voz semelhantes às humanas em comparação com modelos da OpenAI.
Além disso, a Meta afirmou que o Llama 4 Maverick e o Llama 4 Scout serão disponibilizados como softwares de código aberto.
A empresa planeja investir até 65 bilhões de dólares este ano para expandir sua infraestrutura de IA, respondendo à pressão dos investidores por retornos adequados.