HOME FEEDBACK

Meta encerrará checagem de fatos nos EUA na 2ª feira

Meta substituirá checagem de fatos por notas de comunidade em suas plataformas. Mudança visa restaurar liberdade de expressão nos EUA, segundo declarações da empresa.

Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, anunciou que a empresa encerrará a checagem de fatos nos EUA a partir da tarde de 2ª feira (7.abr.2025).

Em uma publicação no X (ex-Twitter), Kaplan afirmou que a função será substituída por notas de comunidade. Ele destacou:

  • Não haverá mais penalidades para usuários que publicam conteúdo falso.
  • A antiga checagem de fatos foi vista como uma “ferramenta de censura”.

A decisão segue um anúncio feito em janeiro por Mark Zuckerberg, que afirmou estar “restaurando a liberdade de expressão” nas plataformas da Meta.

As notas da comunidade começaram a ser testadas em 18 de março e, inicialmente, a checagem de fatos será encerrada somente nos EUA, com planos de expansão futura.

No Brasil, as empresas de tecnologia enfrentam regras mais rigorosas em relação à desinformação, conforme decidido pelo STF.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comentou que a decisão da Meta “provavelmente” foi influenciada por ele. Depois das eleições de 2024, Zuckerberg se aproximou de Trump e adotou seus discursos.

O governo dos EUA argumenta que as checagens de fatos limitam a liberdade de expressão nas redes sociais.

Zuckerberg, Musk e outros CEOs estiveram presentes na posse de Trump em 20 de janeiro.

Leia mais em poder360