HOME FEEDBACK

Merz anuncia acordo para governo de coalizão na Alemanha

Friedrich Merz busca apoio interno para a coalizão com o SPD, que é fundamental para enfrentar a ameaça de recessão provocada pelas tarifas de Trump. A distribuição de ministérios será a principal questão a ser resolvida antes da formação do novo governo.

Friedrich Merz (CDU, centro-direita) anunciou, em 9 de abril de 2025, um acordo com o SPD (centro-esquerda) para formar um governo de coalizão na Alemanha.

A aliança visa aumentar o crescimento econômico da maior economia da Europa, frente à ameaça de recessão provocada pelas altas tarifas de importação impostas por Trump nos EUA.

Ainda é necessária a aprovação dos três partidos envolvidos: CDU, CSU e SPD. Após o consentimento interno, Merz assumirá como chanceler por um mandato de 4 anos.

A principal questão em pauta é a distribuição de ministérios. Espera-se que a CDU/CSU fique com as Relações Exteriores, enquanto o SPD deve assumir Defesa e Finanças.

A pressão para um acordo é urgente devido à turbulência global causada pelo conflito comercial, ressaltou Merz à Reuters. As tarifas de Trump incluem 20% sobre produtos da UE e 25% sobre veículos.

O atual ministro das Finanças, Joerg Kukies (SPD), alertou que um possível conflito comercial aumenta o risco de recessão, enfatizando a necessidade de um governo ágil.

Os parceiros da coalizão concordaram em apoiar uma zona de livre comércio entre a UE e os EUA e estão abertos a novos acordos comerciais transfronteiriços.

Leia mais em poder360