HOME FEEDBACK

Mercados vivem montanha-russa em 100 dias de governo Trump: movimento continuará?

Investidores reevaluam participação em ativos dos EUA após os primeiros 100 dias do governo Trump. A volatilidade do mercado gera incertezas sobre a confiança nas políticas econômicas e comerciais do país.

Incerteza nos Mercados Financeiros

Nos primeiros 100 dias do governo Trump, os mercados financeiros enfrentaram volatilidade, levando alguns investidores a se afastarem de ativos norte-americanos. O impacto das políticas da Casa Branca, no entanto, permanece incerto.

Altas e Quedas

As bolsas registraram aumentos devido ao otimismo nas negociações comerciais, mas o índice S&P 500 caiu cerca de 8% e o índice do dólar, 9%. A retórica de comércio moderada recentemente ajudou na recuperação das bolsas.

Preocupações com a Economia

Investidores temem que a reforma comercial promovida por Trump possa prejudicar a economia dos EUA. As críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também desencadearam vendas no mercado.

Dólar em Questão

Estrategistas observam uma possível realocação de ativos em busca de moedas de reserva alternativas, mas ainda não há consenso sobre uma mudança real na hegemonia dos EUA. A participação das reservas globais em dólares caiu de 66% há 10 anos para 57,80% no último trimestre de 2024.

Movimentos de Investidores

  • Investidores estrangeiros venderam cerca de US$ 60 bilhões em ações norte-americanas desde março.
  • O hedge fund Tolou Capital está aumentando sua alocação em ouro enquanto reduz a exposição a Treasuries.

Visões Futuras

Apesar das saídas de investidores, muitos acreditam que o mercado dos EUA continuará atraente devido ao seu tamanho e liquidez. A excepcionalidade dos EUA pode garantir que o país mantenha sua posição como ímã para capital global a longo prazo.

Leia mais em infomoney