Megaexplosão mata pelo menos 28 e fere mais de mil em porto iraniano
Explosão devastadora em porto iraniano deixa 28 mortos e mais de mil feridos. Autoridades investigam causas do incidente, que foi causado pelo armazenamento inadequado de materiais perigosos.
Uma explosão seguida de um incêndio no porto iraniano de Shahid Rajaee resultou na morte de pelo menos 28 pessoas e mais de mil feridos, conforme informações divulgadas no sábado.
A explosão, que ocorreu na província de Hormozgan, é atribuída a um incêndio em um depósito de materiais perigosos e produtos químicos. O presidente Masud Pezeshkian mandou investigar o incidente.
Segundo o ministro do Interior, Eskandar Momeni, até o momento, são 25 mortos e mais de 800 feridos. O porto é crucial para o comércio do Irã, situado próximo à cidade de Bandar Abbas e ao estreito de Ormuz, importante via de trânsito para a produção de petróleo global.
A imprensa estatal descreveu a explosão como "enorme", que ocorreu a mais de mil quilômetros de Teerão. Além disso, 85% das mercadorias do país passam por esse terminal.
Uma fonte anônima ligada à Guarda Revolucionária mencionou que a explosão pode ter sido causada por perclorato de sódio, um composto usado em combustíveis de mísseis. Três cidadãos chineses ficaram levemente feridos.
O chefe da autoridade de gestão de emergências, Mehrdad Hasanzadeh, informou que o incidente foi causado pela explosão de contêineres. A onda de choque foi sentida a até 50 km de distância e causou danos significativos em edifícios no porto.
A Companhia Nacional Iraniana de Distribuição de Produtos Petrolíferos declarou que a explosão não está relacionada a refinarias ou instalações petrolíferas, que continuam operando normalmente.