Mauro Vieira vai aos EUA para reunião sobre conflito Israel-Hamas
Ministro das Relações Exteriores participa de cúpula da ONU enquanto enfrenta tarifas impostas pelos EUA. Governo brasileiro busca diálogo com a administração Trump, mas sem avanço nas negociações até o momento.
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou aos EUA neste domingo (28.jul.2025) para participar de uma cúpula da ONU em Nova York, focando na solução de 2 Estados para o conflito entre Israel e Hamas.
A viagem coincide com a imposição de tarifas de 50% pelo governo Trump sobre produtos brasileiros, uma questão que o governo Lula não conseguiu avançar nas negociações.
Não é esperado que Vieira se encontre com integrantes da administração Trump, conforme informou a Folha de S.Paulo.
O governo Lula tentará dialogar, enviando recados às autoridades da Casa Branca, mesmo sem sinalizações do governo Trump. Vieira permanecerá nos EUA até a terça-feira (29.jul).
Trump condicionou as tarifas ao fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.
O Ministério do Desenvolvimento divulgou nota reafirmando que permanece aberto para negociar, mas que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são “inegociáveis”.
Em audiência na Câmara em maio, Vieira mencionou que não teve contato com Marco Rubio desde que ele assumiu o Departamento de Estado, em janeiro de 2025.