Mastercard capacita agentes de IA para fazer compras online e pagamentos em nome dos consumidores
Iniciativa da Mastercard visa permitir que agentes de inteligência artificial realizem compras online em nome dos consumidores. Programa promete economizar tempo na busca por produtos, mantendo o controle final nas mãos dos compradores.
Mastercard Inc. e Microsoft Corp. estão colaborando para permitir que agentes de IA façam compras online e pagamentos em nome dos consumidores.
No novo programa, um comprador pode instruir um agente, como o Copilot da Microsoft, a buscar produtos específicos, como tênis de corrida amarelos em um tamanho escolhido. O agente fará a pesquisa, apresentará opções e poderá realizar a compra, sugere Mastercard.
Segundo Jorn Lambert, diretor de produtos da Mastercard, a empresa visa transformar a forma de pagamento, antecipando as necessidades futuras dos consumidores.
Além disso, a Mastercard também colabora com a IBM para aplicações em negócios B2B. Embora a IA já esteja presente em publicidade no e-commerce, o novo programa diminui o tempo e a frustração na busca por produtos.
Os agentes de IA não terão autonomia total para realizar compras; os consumidores ainda terão a palavra final, conforme indicado pela Mastercard. Lambert destacou que o Mastercard Agent Pay é um passo para redefinir o comércio na era da IA, incluindo novas interfaces para distinguir agentes confiáveis de mal-intencionados.