Marinho diz que INSS vai sair fortalecido da denúncia de fraudes
Ministro do Trabalho defende que investigação da PF fortalecerá o INSS e promete rigor contra fraudes. Ele destaca que o governo buscará separar entidades sérias das que abusam da boa-fé dos aposentados e pensionistas.
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirma que o INSS sairá fortalecido após investigações da Polícia Federal sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões por sindicatos.
Marinho declarou: “os problemas trazem oportunidades de aperfeiçoamento” e ressaltou que o governo vai “até as últimas consequências para punir quem deve ser punido”.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou de audiência na Câmara dos Deputados sobre o tema e disse que as investigações têm origem em uma auditoria do INSS iniciada durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Lupi enfrenta críticas por ter demorado 10 meses para agir após ser alertado sobre os aumentos de descontos em junho de 2023.
A informação foi confirmada pelo Jornal Nacional e documentada em atas do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
A reunião que abordou o tema ocorreu pela primeira vez em junho de 2023, mas só entrou na pauta oficial em abril de 2024.