Marcos do Val nega fuga e diz que viajou aos EUA para curtir parque com a filha em recesso
Marcos do Val afirma que está nos EUA para passar tempo com a filha e nega qualquer intenção de fugir do Brasil. Ele contesta a retenção de seu passaporte pelo STF e argumenta que não está sendo processado por nenhum crime.
Senador Marcos do Val (Podemos-ES) gravou vídeo em parque de diversões em Orlando, EUA, nesta sexta-feira (25).
Ele nega ter fugido do Brasil e afirma que viajou para "curtir o recesso" com a filha, após dois anos e meio afastados.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, ordenou a retenção do passaporte do senador na Operação Disque 100, em agosto do ano passado, devido a suspeitas de sua participação em ataques nas redes sociais contra agentes da Polícia Federal.
Em seu canal no YouTube, do Val disse que entrou nos EUA com passaporte diplomático e não entregou o documento à Polícia Federal, afirmando: "Não tenho motivo para fugir. Não sou denunciado por nenhum crime".
Na quinta-feira (24), ele postou foto no aeroporto segurando seu passaporte diplomático e outro similar ao americano, comunicando sua viagem ao STF, à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça.
A decisão de Moraes sobre a retenção do passaporte foi confirmada pela Primeira Turma do STF em fevereiro, e os pedidos do senador para reaver o documento foram negados em duas ocasiões.
As cautelares foram tomadas devido a ataques feitos por ele e blogueiros aliados contra a Polícia Federal, incluindo uma publicação insinuando que um delegado era um criminoso.
Com informações do Estadão Conteúdo