HOME FEEDBACK

Máquina que identifica sexo de pintinhos ainda dentro do ovo é solução menos cruel para machos

Nova tecnologia promete humanizar a avicultura ao separar machos e fêmeas ainda no ovo, evitando o descarte cruel de pintinhos. Com capacidade para identificar até 25 mil ovos por hora, a iniciativa da Raiar Orgânicos visa transformar a produção de ovos no Brasil.

Máquina inovadora identifica sexo de pintinhos no ovo

A Raiar Orgânicos lançou uma máquina para identificar o sexo dos pintinhos dentro do ovo, visando uma produção de ovos menos cruel para os machos.

Atualmente, as aves masculinas são descartadas após o nascimento e transformadas em ração, mas a tecnologia Chevvy — a primeira do gênero no hemisfério Sul — permite identificar, em apenas cinco segundos, se o embrião é macho ou fêmea no 13º dia de gestação.

O equipamento, que começou a operar em julho, tem uma margem de erro de apenas 3% e separa até 25 mil ovos/hora de forma automatizada, drasticamente reduzindo o descarte.

A técnica já é utilizada na Europa, mas apenas na França e na Alemanha há leis que obrigam essa prática em respeito ao bem-estar animal.

Marcus Menoita, CEO da Raiar, destaca que a sexagem embrionária pode revolucionar a avicultura no Brasil, além de mencionar inovações como a marcação da data de validade e melhorias na habitação das aves.

A empresa prevê um faturamento de R$ 100 milhões em 2024, com a meta de aumentar sua produção de 400 mil para 2 milhões de aves rapidamente.

Leia mais em folha