Manhã no mercado: Política doméstica deve influenciar ativos em dia de agenda esvaziada
Ambiente de incerteza global e temores políticos afetam a dinâmica do mercado financeiro. Investidores aguardam declarações de Jerome Powell e novidades sobre as negociações com o governo Trump.
Volatilidade nos mercados marca a terça-feira, com incertezas sobre o comércio global. As negociações com Trump continuam sem novidades, impactando os ativos brasileiros.
O Boletim Focus e pesquisas de confiança indicam uma percepção de desaceleração econômica, favorecendo a expectativa de juros mais baixos.
Na noite anterior, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, exigiu esclarecimentos dos advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre possível descumprimento de medidas cautelares.
A apreensão na política aumenta com rumores de novas sanções dos EUA contra o Brasil e impactos nas tarifas de produtos brasileiros.
Os investidores também aguardam o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, às 9h30. Apesar de não abordar política monetária, suas declarações são esperadas após recentes críticas.
Na manhã desta terça-feira:
- Dólar apresenta estabilidade frente a moedas principais e emergentes.
- Futuros do petróleo recuam.
- Índices acionários de Nova York mostram leve queda.
- Nos Treasuries, há uma leve alta nos rendimentos.