HOME FEEDBACK

Mandatos de Beto Piteri e Dra. Claudia são cassados pelo TRE-SP

TRE-SP cassou diplomas de Beto Piteri e Dra. Claudia por uso indevido de meios de comunicação. Ex-prefeito Rubens Furlan também foi declarado inelegível por 8 anos devido sua participação na campanha.

Diplomas cassados: O prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e a vice-prefeita Dra. Claudia (PSB) tiveram seus diplomas cassados pelo TRE-SP na terça-feira, 8 de abril de 2025.

Motivo da cassação: O motivo é o uso indevido de comunicação social, com divulgação de vídeos impulsionados no Instagram de Rubens Furlan (PSB) para favorecer Piteri e Dra. Claudia, enquanto depreciava o oponente Gil Arantes (União Brasil).

Inelegibilidade: Furlan e Piteri foram declarados inelegíveis por 8 anos.

Justificativa do relator: O juiz Regis de Castilho Barbosa Filho destacou que Piteri e Claudia estavam cientes das publicações e que eram apadrinhados por Furlan, principal apoiador de suas campanhas.

Abuso do poder econômico: O relator não considerou a alegação, afirmando que os investimentos na divulgação dos vídeos não foram exorbitantes.

Presidentes do TRE-SP: O desembargador Silmar Fernandes considerou o caso grave, mencionando a quantidade de impulsionamentos que desequilibraram o pleito.

Próximos passos: A decisão cabe recurso ao TSE.

Com informações da Agência Brasil.

Leia mais em poder360