Maioria dos brasileiros vê economia do país piorar, diz Datafolha
Cinquenta e cinco por cento dos brasileiros percebem a economia em piora, segundo pesquisa Datafolha. A insatisfação se reflete em expectativas negativas sobre inflação e poder de compra nos próximos meses.
Pesquisa Datafolha: 55% dos brasileiros percebem a economia piorando, aumento de dez pontos percentuais desde o fim de 2022. É a primeira vez que a maioria se manifesta assim no terceiro mandato de Lula.
Inflação: Expectativa de aceleração continua, com 62% dos entrevistados prevendo alta. A inflação de 1,31% em fevereiro é a maior em 20 anos.
Situação Pessoal: 48% acreditam que a vida econômica pessoal vai piorar, o menor resultado desde o início do governo Lula 3.
Perguntas sobre o Futuro: 36% esperam piora na economia (aumento de 8 pontos desde dezembro). 32% não preveem mudanças e 29% acreditam em melhora.
Grupos mais pessimistas: Jovens (61%), quem ganha acima de 10 salários mínimos (60%) e aqueles com ensino médio (60%) reportam piora.
Expectativas de Emprego: 43% esperam fechamento de vagas, apesar de dados do IBGE indicarem recordes positivos de emprego, com o Caged reportando 431 mil novas vagas formais.
Comentários do governo: Lula e o ministro Haddad reconhecem os desafios da inflação e afirmam estar buscando soluções para estabilizá-la.