Maioria das instituições reduziu captações com garantia do FGC, afirma BC
Mudança na regulamentação leva instituições financeiras a reduzirem dependência de captações garantidas pelo FGC. O relatório destaca que a maioria adotou medidas para mitigar o uso do fundo como atrativo principal para captação de recursos.
Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central (BC) revela que a maioria das instituições financeiras reduziu a participação de captações garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Esta mudança ocorreu após resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) de dezembro de 2023, visando desincentivar o uso de garantias do FGC “como principal atrativo para a captação de recursos”.
A discussão foi desencadeada pelo Banco Master, que emitiu um grande volume de Certificados de Depósito Bancário (CDBs), garantidos pelo FGC, chamando a atenção do mercado.
O REF não mencionou casos específicos, mas ressaltou que entre as instituições próximas aos limites, “a maioria apresentou uma redução no indicador captação segurada, diminuindo a dependência das captações cobertas pelo fundo garantidor.”