HOME FEEDBACK

Maioria acha que Trump não reverterá inelegibilidade de Bolsonaro, diz Genial/Quaest

Estudo revela que 59% dos brasileiros duvidam da capacidade de Trump de influenciar a inelegibilidade de Bolsonaro. A pesquisa também destaca diferenças significativas nas opiniões conforme a orientação política dos entrevistados.

A maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos EUA, Donald Trump, conseguirá reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 7 de julho, Trump chamou os processos judiciais contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Segundo pesquisa Genial/Quaest, 59% dos entrevistados dizem que a ação de Trump não terá efeito, enquanto 31% acreditam que sim. 10% não souberam ou não responderam. O levantamento teve 2.004 entrevistas entre 10 e 13 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Bolsonaro enfrenta duas penas de inelegibilidade no TSE e não pode concorrer até 2030. Ele também é réu no STF por tentar um golpe de Estado após as eleições de 2022.

A avaliação sobre Trump varia entre votantes:

  • 69% dos que votaram em Lula não acreditam no sucesso de Trump.
  • 46% dos que votaram em Bolsonaro acreditam que a medida terá efeito.
  • 59% entre os que votaram branco ou nulo duvidam da eficácia do tarifaço.

Entre aqueles com posicionamento político definido:

  • 67% dos petistas acreditam que o tarifaço não ajudará Bolsonaro.
  • 52% dos bolsonaristas acham que irá beneficiar o ex-presidente.

Em junho de 2023, o TSE condenou Bolsonaro por abuso de poder político e, em outubro de 2023, ele foi condenado novamente pelo mesmo motivo. A inelegibilidade permanece até 2030, não somando as condenações.

Além do histórico na esfera eleitoral, Bolsonaro é réu no STF por tentativas de golpe, onde é considerado o principal articulador da trama. Ele nega as acusações.

Leia mais em estadao